Grupo Técnico Geográfico Transfronteiriço Acre – Ucayali (GTGTA)

Este GT foi criado no dia 4 de junho de 2012 no Centro de Investigaciones de Fronteras Amazônicas – Universidade Nacional de Ucayali, na cidade de Pucallpa – Peru, com o objetivo de intercambiar experiências, informações e integração de dados, desenvolver capacidades técnicas para mitigar os desafios socioambientais na Amazônia Peruana e Brasileira.

Realizou dois encontros com objetivo trabalhar na produção de mapas e análise dos dados existentes para demonstrar os impactos de corredores de infraestrutura na região de fronteira do Acre com o Peru, e avançar na consolidação de uma base de dados de informação geográfica transfronteiriça.

Os encontros foram momentos de troca de informações transfronteiriças a partir de pesquisas produzidas por especialistas, processos de integração entre Peru e Brasil, assim como iniciativas indígenas para proteção dos seus territórios.

Nesses encontros participaram representantes técnicos em Sistema de Informação Geográfica-SIG, dos governos de Ucayali, Madre de Dios e Acre, assim como representantes de ONGs e Universidades, sendo que cada instituição participante deve fornecer informação digital que permite integrar a base de dados.